Segunda-Feira, 04 de Março de 2024 - 00:07:19    Oferecimento Mato Grosso em Destaque
Facebook Mato Grosso em Destaque Instagram Mato Grosso em Destaque Canal no Youtube do Portal Mato Grosso em Destaque WhatsApp Mato Grosso em Destaque
Mato Grosso em Destaque


Data: 25/02/2023 - 08:25 - Por: Da Redação

Confira as dicas de um veterinário para manter a saúde dos felinos de estimação em dia

O Dia Internacional do Gato, celebrado em fevereiro


O Dia Internacional do Gato, celebrado em fevereiro, é uma oportunidade para destacar a importância dos cuidados com os felinos de estimação. Com 20 milhões de gatos habitando lares brasileiros, é fundamental que os tutores estejam atentos aos cuidados necessários para manter a saúde e bem-estar de seus companheiros. O professor de Medicina Veterinária do CEUB, Bruno Alvarenga, oferece dicas valiosas para ajudar os tutores a cuidar de seus gatinhos.

Alimentação e hidratação são fundamentais para a saúde dos gatos. Bruno recomenda que os tutores distribuam potes e fontes de água pela casa, com pelo menos uma fonte de água circulatória, pois os gatos tendem a preferir água em movimento. Além disso, é importante fornecer diariamente alimento húmido e estimular a ingestão de líquidos pelo felino. É interessante deixar à disposição ração seca, optando, sempre que possível, por linhas super premium. Vale ainda investir em potes comedouros rasos para evitar amassar as vibrissas dos gatinhos (bigodes), que são órgão sensoriais sensíveis.

No caso de evitar distúrbios de eliminação, é importante que o tutor tenha uma caixa de areia a mais do que o número de gatos, com dimensões de uma vez e meia o tamanho do animal. Jamais utilize produtos com cheiro para a caixa sanitária, gatos tendem a ter aversão a eles. Sempre que possível, recolha os dejetos e troque semanalmente a areia da caixa. Polvilhar bicarbonato de sódio no fundo da caixinha é muito eficiente para reduzir odores. Havendo alteração fecal, é recomendado fazer coleta das fezes para exame e procurar o veterinário para o tratamento devido.

A higiene dos gatos é um ponto divergente entre os especialistas. Alguns são radicalmente contra o banho, porém, Alvarenga considera que, em geral, gatos de pelos curtos podem tomar banho a cada 3 meses e de pelos longos a cada 6 meses com xampu e condicionador adequados e sem cheiro. Sobre a higiene oral, é ideal escovar diariamente os dentes com creme dental e escova veterinária, caso o hábito tenha sido introduzido na rotina dos gatos desde filhotes. Qualquer mudança na rotina de um gato adulto pode ser mal recebida por ele e ser um motivo para o desenvolvimento de alteração mediada por estresse.

Os pelos dos gatos também precisam de cuidados especiais. Devem ser escovados diariamente ou sempre que possível para prevenir doenças dermatológicas e distúrbios gastrointestinais, além de auxiliar na redução dos pelos dispersos pela residência. Para evitar acidentes, é recomendado que os donos de gatos domiciliares também devem aparar as unhas dos felinos, cortando a cada 14 dias ou uma vez por mês.




Curta Nossa Página no Facebook:





Comentários: ( 0 ) cadastrados.

Faça o comentário para a noticia: Confira as dicas de um veterinário para manter a saúde dos felinos de estimação em dia

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade do autor.
As mensagens com conteúdo abusivo poderão ser vetados da publicação.


COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA COM SEUS AMIGOS




Mato Grosso em Destaque | Portal de Notícias de Mato Grosso - Todos os direitos reservados.

Facebook Mato Grosso em Destaque    Instagram Mato Grosso em Destaque    Canal no Youtube do Portal Mato Grosso em Destaque    WhatsApp Mato Grosso em Destaque

E-Mail: reportagem@matogrossoemdestaque.com.br

Política de Privacidade | Termos de Uso


Invent Web - Agência Digital