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Data: 24/03/2021 - 09:06 - Por: HNT

Hospital particular de Cuiabá passa a cobrar R$ 800 por consultas no Pronto Atendimento; aumento de 110%

A escalada no valor do Pronto Atendimento do Hospital Santa Rosa coincide ainda com o colpaso absoluto no sistema de saúde pública


Quem precisar de atendimento no Hospital Santa Rosa, em Cuiabá, terá que pagar  R$ 800 a partir desta terça-feira (23). O aumento nas consultas do Pronto Atendimento vem na semana posterior ao fechamento desse tipo de serviço em outros três hospitais particulares da Capital devido à alta da Covid-19. Até a última segunda-feira (22), o valor praticado no Hospital Santa Rosa era de R$ 380 — um aumento de 110%.

O aumento, informado ao HNT em consulta ao Hospital, é concomitante ao cenário dramático da pandemia em Cuiabá. Na última terça-feira (16), os primeiros hospitais particulares da Capital suspenderam os serviços de Pronto Atendimento por causa da superlotação. O Hospital São Judas Tadeu e o Complexo Hospitalar Cuiabá tiverem os atendimentos paralisados por 24 horas e reabriram após uma readequação de leitos. 

O mesmo aconteceu com o Hospital São Mateus, na quinta-feira (18). A unidade, que é uma das mais populares de Cuiabá, também ficou 24 horas sem receber novos pacientes para que pudesse prosseguir com os atendimentos de quem já passava por triagem no hospital. Outras ala, como o centro cirúrgico, funcionaram normalmente. 

A escalada no valor do Pronto Atendimento do Hospital Santa Rosa coincide ainda com o colpaso absoluto no sistema de saúde pública. Desde o último fim de semana todas as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Capital suspenderam os atendimentos, exceto em caso de urgência. Também não há mais vagas para internação pelo sistema público municipal.

Até esta segunda-feira (22), Mato Grosso registrou 289.823 casos de Covid-19 e 6.938 óbitos. Foram 125 mortes em 24 horas e 3.130 novos infectados. No sistema público, 189 pessoas aguardam por internação.

Outro lado

O Hospital Santa Rosa (HSR) informa que o aumento do preço da consulta em caráter particular no pronto-atendimento, se justificou em decorrência da elevação do custo da operação provocado pela COVID 19, que vem desde 2020 e até então não havia sido repassado ao consumidor, mesmo considerando o elevado grau de inadimplência de pacientes em caráter particular.

O HSR esclarece ainda que o atendimento particular no pronto-atendimento corresponde a 4% do volume total de atendimentos diários. Em meio a segunda onda da pandemia no estado de Mato Grosso (MT), o Santa Rosa manteve seu pronto atendimento amplamente aberto, atendendo plenamente aos seus clientes.


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