Quarta-Feira, 01 de Dezembro de 2021 - 01:14:11    Oferecimento Mato Grosso em Destaque
Facebook Mato Grosso em Destaque Instagram Mato Grosso em Destaque Canal no Youtube do Portal Mato Grosso em Destaque WhatsApp Mato Grosso em Destaque
Mato Grosso em Destaque


Data: 24/03/2021 - 08:05 - Por: Gazeta Digital

Justiça determina que governo federal forneça oxigênio para MT

Em sua decisão, o juiz Hiram Armênio Xavier Pereira, da 2º Vara Federal de Mato Grosso, argumenta que "não há um plano de ação coordenado e concatenado, estratégias e ações preventivas, na medida em que a simples mudança de logística no abastecimento de oxigênio, transportado por via rodoviária à imensa distância, prenuncia o colapso do sistema, em um contexto de superlotação de hospitais em meio à pandemia"


A Justiça Federal determinou, na noite de terça-feira (24), que o governo federal forneça "imediatamente" oxigênio para Mato Grosso, por causa da falta do insumo na região norte do estado. Entre as alternativas que podem ser feitas está a doação de cilindros de oxigênio de outros estados.

 

Na segunda-feira (22), a Defensoria Pública entrou com um pedido para obrigar o governo federal a sanar o problema em Mato Grosso, que tem desabastecimento de oxigênio por causa de questões de logística da distribuidora. A falta do produto deve se estender, no mínimo, até quinta-feira (25).

 

Em sua decisão, o juiz Hiram Armênio Xavier Pereira, da 2º Vara Federal de Mato Grosso, argumenta que "não há um plano de ação coordenado e concatenado, estratégias e ações preventivas, na medida em que a simples mudança de logística no abastecimento de oxigênio, transportado por via rodoviária à imensa distância, prenuncia o colapso do sistema, em um contexto de superlotação de hospitais em meio à pandemia".

 

E que as ações devem ser imediatas, pois essa situação "viola não só a dignidade humana, o direito à vida e à saúde, mas toda a expectativa depositada na existência do Estado, no caso de impossibilidade de fornecimento de tratamento adequado, em decorrência da ausência simples planejamento logístico".

 

O juiz também acatou o pedido da Defensoria para que a União identifique os estados que podem doar oxigênio para Mato Grosso e apresente em até 10 dias um plano de abastecimento de oxigênio medicinal para a rede de saúde de Mato Grosso.

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também deve fazer um levantamento junto às indústrias e distribuidoras do insumo sobre estoques e capacidade de fabricação, diante do aumento da demanda no país.


Curta Nossa Página no Facebook:





Comentários: ( 0 ) cadastrados.

Faça o comentário para a noticia: Justiça determina que governo federal forneça oxigênio para MT

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade do autor.
As mensagens com conteúdo abusivo poderão ser vetados da publicação.


COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA COM SEUS AMIGOS




Mato Grosso em Destaque | Portal de Notícias de Mato Grosso - Todos os direitos reservados.

Facebook Mato Grosso em Destaque    Instagram Mato Grosso em Destaque    Canal no Youtube do Portal Mato Grosso em Destaque    WhatsApp Mato Grosso em Destaque

E-Mail: reportagem@matogrossoemdestaque.com.br


Política de Privacidade | Termos de Uso