Quarta-Feira, 01 de Dezembro de 2021 - 00:42:29    Oferecimento Mato Grosso em Destaque
Facebook Mato Grosso em Destaque Instagram Mato Grosso em Destaque Canal no Youtube do Portal Mato Grosso em Destaque WhatsApp Mato Grosso em Destaque
Mato Grosso em Destaque


Data: 21/03/2021 - 10:48 - Por: Governo de Mato Grosso

Ceope oferta serviço especializado a pacientes com Síndrome de Down

Em 16 anos de funcionamento, a unidade atendeu mais de 500 pacientes com a síndrome, para tratar de diversas manifestações bucais como doença periodontal, bruxismo e cárie


Neste domingo (21.03), é celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down e, para destacar essa data, o Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope), mantido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), lembra que oferece serviços bucais aos pacientes com a síndrome. 

Conforme explica a diretora do Ceope, Martha Maria Aquilino Pereira, em 16 anos de atividade, o local atendeu e tratou mais de 500 pacientes com Síndrome de Down. Entre as manifestações bucais mais tratadas neste período, está a doença periodontal, o bruxismo, as cáries e anomalias dentárias, como dentes conoides e hipoplasia dentária. 

Martha ressalta que o Ceope também oferta tratamento de canal e cirurgia oral menor e, quando necessário, o atendimento odontológico é feito sob anestesia geral, graças a uma parceria da unidade de saúde com o Hospital Estadual Santa Casa.

“O Ceope conta com uma estrutura clínico ambulatorial moderna e uma equipe multidisciplinar capacitada. A unidade atua dentro da rede de cuidado do Sistema Único de Saúde (SUS), voltada exclusivamente para pessoas com deficiência”, pontua Martha. 

Para a gerente técnica da unidade de saúde, Glaucia Larroyed, é importante que o paciente com Síndrome de Down faça o acompanhamento odontológico, pois além das principais características físicas (hipotonia muscular generalizada, baixa estatura, pescoço largo e curto), intelectual e sistêmicas, os pacientes também apresentam problemas bucais.

As manifestações bucais mais comuns são: hipotonia dos músculos da face, lábios e língua (90% dos casos de Síndrome de Down); fissura no canto dos lábios e da língua (15%); macroglossia relativa (100%); doença periodontal (90 a 100%); má oclusão e bruxismo (60%); atraso de erupção dentária (90%); anomalias dentárias (dentes conoides, hipoplasia dentária); mordida aberta anterior, palato ogival, respiração oral e cárie.

A cirurgiã dentista do Ceope, Taisa Aidamus, explica que o acompanhamento odontológico deve ser mantido periodicamente, com foco no desenvolvimento do autocuidado em relação à higiene bucal e na prevenção de doenças. “As alterações sistêmicas desses pacientes, somadas à higiene bucal precária, favorecem o aparecimento da doença periodontal”, acrescenta a profissional. 

Sobre a Síndrome de Down

A Síndrome de Down ou trissomia do 21 é uma condição humana geneticamente determinada. É a alteração cromossômica mais comum em humanos e a principal causa de deficiência intelectual na população. A presença do cromossomo 21 extra na constituição genética determina características físicas específicas e atraso no desenvolvimento. 

Estima-se que, no Brasil, ocorra o caso de trissomia 21 em um a cada 700 nascimentos, que totaliza em torno de 270 mil pessoas com Sindrome de Down independentemente de etnia, gênero ou classe social.


Curta Nossa Página no Facebook:





Comentários: ( 0 ) cadastrados.

Faça o comentário para a noticia: Ceope oferta serviço especializado a pacientes com Síndrome de Down

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade do autor.
As mensagens com conteúdo abusivo poderão ser vetados da publicação.


COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA COM SEUS AMIGOS




Mato Grosso em Destaque | Portal de Notícias de Mato Grosso - Todos os direitos reservados.

Facebook Mato Grosso em Destaque    Instagram Mato Grosso em Destaque    Canal no Youtube do Portal Mato Grosso em Destaque    WhatsApp Mato Grosso em Destaque

E-Mail: reportagem@matogrossoemdestaque.com.br


Política de Privacidade | Termos de Uso