Terça-Feira, 07 de Dezembro de 2021 - 09:30:22    Oferecimento Mato Grosso em Destaque
Facebook Mato Grosso em Destaque Instagram Mato Grosso em Destaque Canal no Youtube do Portal Mato Grosso em Destaque WhatsApp Mato Grosso em Destaque
Mato Grosso em Destaque


Data: 21/03/2021 - 09:54 - Por: Prefeitura de Cuiabá

“O Qualifica Cuiabá 300 é um exemplo de dedicação e amor ao próximo”, define aluna

Atividades ofertadas pela Prefeitura de Cuiabá em parceria com Senai possibilitam renda às famílias em situação de vulnerabilidade social


Dedicação e amor ao próximo. É assim que a dona Maria da Silva, 65 anos, casada, dois filhos e três netos, uma ex-aluna do curso para salgadeira do Programa Qualifica Cuiabá 300, define a iniciativa mantida pela Prefeitura de Cuiabá, com o a participação da primeira-dama da capital, Márcia Pinheiro.

Graças ao curso, as técnicas que Maria já conhecia foram aperfeiçoadas o que lhe garante o otimização do seu tempo, o que possibilita ampliar sua margem de lucro.

Os salgados são vendidos diariamente no bairro em que mora, o Santa Izabel, com a ajuda do esposo.

“Pensei muitas vezes em desistir, pois tenho muitas dores no braço, o que dificulta no processo de sovar a massa, mas como tenho a ajuda do meu marido, decidi ir até o final. Graças a isso, estamos conseguindo manter uma vida com qualidade e dinheiro no final do mês para pagar as contas”, contou ela.

Para o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, a iniciativa é a tradução de uma gestão humanizada. “Uma administração que se preocupa com os mais carentes, com os mais humildes. Uma gestão dos bairros para o Centro, que se dedica a melhorar a qualidade de vida da nossa população”.

Ela relembra que apesar de já conhecer algumas técnicas repassadas de ‘mãe pra filha’, quando soube do curso e que as inscrições estavam abertas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Jardim Araçá (unidade mais próxima da residência), aproveitou a oportunidade e garantiu uma vaga.

“Só tenho a agradecer. O sentimento é de pura gratidão por essa iniciativa da primeira-dama Márcia Pinheiro e do prefeito Emanuel Pinheiro em ofertar cursos de qualificação para quem não temos condições financeiras para arcar com os custos de uma formação. Muitas pessoas, hoje, são donas do próprio negócio e conseguem garantir o sustento das famílias. Desde que comecei a produzir, conto com um salário mínimo a mais na renda todo mês”, garantiu.

O programa Qualifica teve início na primeira gestão do prefeito Emanuel Pinheiro e já possibilitou a formação de mais de cinco mil pessoas ao longo de quatro anos de oferta das atividades. A iniciativa é executada com a coordenação da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

São critérios para o ingresso nos cursos ter registro no Cadastro Único, porta de entrada para os programas sociais, e ter o Número de Inscrição Social (NIS).

As aulas são oferecidas pelos 14 Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e os dois Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), além da disponibilização de cinco carretas móveis equipadas, três a mais em relação a 1ª edição, para determinados cursos irem até os bairros, cumprindo uma das exigências da Prefeitura que é de levar os cursos até os bairros para facilitar o acesso.

Além das receitas, o curso engloba informações sobre higiene, cálculo para formação de preços, como empreender, entre outras coisas. Trabalha também sobre a necessidade de fazer os cálculos exatos para acertar as medidas. Os ingredientes utilizados são todos pesados, até a quantidade de água empregada em cada receita.

“No curso de salgadeiro não é simplesmente chegar e começar a fazer salgados tem que saber fazer o cálculo da produção. Ela considera esse ser o diferencial do curso, pois elas aprendem a fazer o cálculo de produção para não ter o desperdício e assim obter o lucro almejado. Foram ensinados os mecanismos e ferramentas da inovação. O que precisava ser feito para não sair do padrão e fazer a diferença, entendendo que podem variar, pois existe uma diversidade de salgados que podem ser feitos”, lembrou Maria.

“Sou testemunha da importância do Qualifica Cuiabá para a população em situação de vulnerabilidade social, principalmente para as mulheres vítimas de violência doméstica. Muitas que participaram do curso, conseguiram vencer o medo e traçar uma nova história. Conseguimos recuperar muitas vidas. Com a rotina das atividades elas entenderam que são capazes e denunciaram o que vinham vivenciando por anos. É muita satisfação. O meu muito grata a nossa dedicação da primeira-dama Márcia Pinheiro.

“Me faltam até palavras para definir a grandeza do projeto. Fico emocionada. Presenciei muitos casos de sucesso”, disse a coordenadora do Cras Jardim Araçá, Marcia Auxiliadora.

Destaque

O Qualifica se tornou um dos destaques da gestão Emanuel Pinheiro sendo realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial- Senai. O  programa tem como meta a formação de dez mil novos alunos nos próximos quatro anos. Por enquanto, em razão das medidas de biossegurança por causa da Covid19, as atividades presenciais foram suspensas.


Curta Nossa Página no Facebook:





Comentários: ( 0 ) cadastrados.

Faça o comentário para a noticia: “O Qualifica Cuiabá 300 é um exemplo de dedicação e amor ao próximo”, define aluna

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade do autor.
As mensagens com conteúdo abusivo poderão ser vetados da publicação.


COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA COM SEUS AMIGOS




Mato Grosso em Destaque | Portal de Notícias de Mato Grosso - Todos os direitos reservados.

Facebook Mato Grosso em Destaque    Instagram Mato Grosso em Destaque    Canal no Youtube do Portal Mato Grosso em Destaque    WhatsApp Mato Grosso em Destaque

E-Mail: reportagem@matogrossoemdestaque.com.br


Política de Privacidade | Termos de Uso