Terça-Feira, 07 de Dezembro de 2021 - 09:33:18    Oferecimento Mato Grosso em Destaque
Facebook Mato Grosso em Destaque Instagram Mato Grosso em Destaque Canal no Youtube do Portal Mato Grosso em Destaque WhatsApp Mato Grosso em Destaque
Mato Grosso em Destaque


Data: 21/03/2021 - 09:17 - Por: Olhar Direto

Policlínica do Verdão superlota e fecha atendimento; BO registra falta de oxigênio

Além de fechar as portas, na noite de sexta-feira (19) a unidade também enfrentou problemas no abastecimento de oxigênio


A situação de calamidade de saúde pública, por conta da pandemia da Covid-19, está cada dia mais complexa em Cuiabá. A lotação chegou ao máximo na Policlínica do Verdão e todo atendimento foi suspenso no pronto-atendimento na manhã deste sábado (20). Segundo informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Cuiabá, o espaço atingiu lotação máxima de pacientes infectados pelo coronavírus.

Além de fechar as portas, na noite de sexta-feira (19) a unidade também enfrentou problemas no abastecimento de oxigênio. Um boletim de ocorrência teve de ser registrado contra a empresa, que demorou para fazer o reabastecimento dos cilindros do local. O oxigênio acabou por volta das 18h e o problema só foi solucionado às 23h. 

Por conta da alta procura, o consumo da substância da unidade subiu drasticamente nos últimos dias, o que também aumentou o número de reposições. Conforme confirmado pela própria secretária de Saúde de Cuiabá, Ozenira Félix, no domingo (14), familiares de um idoso de 76 anos chegaram a recorrer às redes sociais pedindo ajuda para conseguir oxigênio que estava próximo do fim.

Por conta do fechamento da unidade, a Prefeitura de Cuiabá encaminhou duas notas. Sendo uma informando que apenas a unidade do Verdão fechou e outras estão com funcionamento normal. E a segunda nota confirmando o registro do boletim de ocorrências. Veja abaixo. 

Nota 1
 
Não procede a informação de que todas as Unidades de Pronto-Atendimento (UPA) estão de portas fechadas.

- A situação de suspensão no atendimento ocorre somente na Policlínica do bairro Verdão, por ter atingido a sua capacidade máxima de lotação com 40 pacientes internados.

- Os que necessitam por atendimento podem estar se direcionando às UPA's dos bairros Pascoal Ramos e Morada do Ouro ou para as Policlínicas dos bairros Coxipó, Planalto ou Pedra 90.

Nota 2

Na manhã deste sábado (20), o atendimento a novos pacientes está temporariamente suspenso, devido à unidade ter atingido a capacidade máxima de lotação, com 40 pacientes internados. 

- Com relação ao oxigênio hospitalar, na noite de sexta-feira (19), foi preciso registrar um boletim de ocorrência devido à demora no atendimento por parte da fornecedora. O coordenador fez a solicitação por volta das 18h, mas a empresa só compareceu ao local por volta de 23h30. 

- Nesta manhã, a empresa está novamente no local para fazer o reabastecimento, que tem ocorrido com cada vez mais frequência, diante do aumento de casos confirmados da covid-19 e das internações. 

- Quantos aos pacientes, a equipe não tem medido esforços para oferecer o tratamento, tomando as medidas necessárias, de acordo com a avaliação médica.


A White Martins, empresa contratada para o fornecimento de oxigênio, também se manifestou por meio de nota:

A White Martins esclarece que tem cumprido rigorosamente todas as suas obrigações junto aos clientes contratados em Cuiabá, incluindo a Policlínica do Verdão. No caso específico desta unidade, o consumo de oxigênio gasoso (cilindros) cresceu cerca de 12 vezes entre fevereiro e março, passando de 63 metros cúbicos diários para 800 metros cúbicos diários. Mesmo com este crescimento sem planejamento e exponencial do consumo, em nenhum momento a empresa interrompeu o fornecimento de oxigênio.

Para atender este aumento de consumo de oxigênio na Policlínica do Verdão, a White Martins já disponibilizou três veículos na operação e quatro profissionais, realizando três abastecimentos diários ao cliente.

A empresa esclarece ainda que enviou, na última quarta-feira (17), ofício à Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, esclarecendo que após visita técnica, ficou constatado que não há falta de oxigênio na na Policlínica do Verdão. Além disso, ainda em ofício, a empresa reforçou que a Secretaria deve adotar, com a máxima urgência, todas as medidas necessárias para que seja formalizada a contratação adequada para suprimento de gases medicinais em volume compatível com a demanda real das unidades hospitalares.

A White Martins tem mantido contato constante com os seus clientes e autoridades de saúde locais. Nestas oportunidades, a empresa solicita que sejam comunicadas formal e previamente as necessidades de acréscimo no fornecimento do produto bem como a previsão da demanda. Isso porque compete às instituições de saúde públicas e privadas sinalizar qualquer incremento real ou potencial de volume de gases às empresas fornecedoras.

É importante ainda que as instituições de saúde utilizem o oxigênio corretamente para garantir um uso consciente deste medicamento. A companhia tem alertado os seus clientes para que reparem todo e qualquer vazamento de oxigênio, válvulas e fluxômetros; só utilizem fluxo de gás recomendado por terapia e garantam que não haja vazamento em nenhuma das roscas se for inevitável duplicar saídas de oxigênio.


Curta Nossa Página no Facebook:





Comentários: ( 0 ) cadastrados.

Faça o comentário para a noticia: Policlínica do Verdão superlota e fecha atendimento; BO registra falta de oxigênio

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade do autor.
As mensagens com conteúdo abusivo poderão ser vetados da publicação.


COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA COM SEUS AMIGOS




Mato Grosso em Destaque | Portal de Notícias de Mato Grosso - Todos os direitos reservados.

Facebook Mato Grosso em Destaque    Instagram Mato Grosso em Destaque    Canal no Youtube do Portal Mato Grosso em Destaque    WhatsApp Mato Grosso em Destaque

E-Mail: reportagem@matogrossoemdestaque.com.br


Política de Privacidade | Termos de Uso