Terça-Feira, 07 de Dezembro de 2021 - 09:42:07    Oferecimento Mato Grosso em Destaque
Facebook Mato Grosso em Destaque Instagram Mato Grosso em Destaque Canal no Youtube do Portal Mato Grosso em Destaque WhatsApp Mato Grosso em Destaque
Mato Grosso em Destaque


Data: 20/03/2021 - 10:33 - Por: Prefeitura de Cuiabá

Efetivação de políticas públicas é tema de 1º encontro virtual promovido pela Assistência Social

Iniciativa é pautada pelas premissas da gestão: o respeito e a humanização


“Vidas negras importam” foi tema do 1º Encontro Virtual promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência nesta sexta-feira (19), no Palácio Alencastro. O evento que teve como proposta a discussão sobre políticas públicas efetivas à população negra, contou com o apoio da primeira-dama, Márcia Pinheiro.

“A iniciativa segue diretrizes do prefeito de Cuiabá,  Emanuel Pinheiro, que tem como marca o trabalho de uma gestão pautada na humanização”, disse a primeira-dama Márcia Pinheiro.

Representando o prefeito Emanuel Pinheiro, o secretário municipal de Governo, Luís Cláudio de Castro Sodré, ressaltou que a garantia dos direitos humanos é um foco da política pública da administração municipal desde o primeiro mandato tendo segmento nesses próximos quatro anos.

“Aproveito para adiantar a criação da Recepção Inclusiva, que será apresentada em breve, sendo a primeira instalada no  Brasil e que será representada por todas as minorias. A cidade vive nos que vivem nela. Essa é uma das diretrizes do nosso prefeito em trabalhar na busca de um tratamento igualitário para toda sociedade”, declarou o secretário de Governo.

“Encontros como esse são importantes e necessários para traçar meios e respostas a fim de garantir e assegurar os direitos desse público formado por homens e mulheres negras”, pontou a secretária-adjunta de Direitos Humanos, Cristiany Fonseca. “Pretendemos com isso diminuir a discriminação racial ainda presente”, disse a secretária.

O presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Cuiabá, Edvande Pinto de França,  agradeceu pelo apoio que vem sendo dispensado pela Prefeitura de Cuiabá. “Tratar a questão racial é um assunto que gera muito impacto, pois o preconceito ainda prevalece. Não é nada fácil superar a questão e desmitificar o racismo e o preconceito, mas a discussão tem que ser feita. Vai demorar um tempo até que possamos quebrar o preconceito, o racismo, mas não podemos desistir de enfrentar essas questões no nosso dia a dia e a escola assume um papel fundamental nesse processo”, declarou o presidente.

“Esse é mais um sinal de humanização da gestão. Essa discussão envolve não somente a população negra, como de todas as pessoas ainda marginalizas direta ou indiretamente. Estamos satisfeitos com os avanços que já estão sendo alcançados”, definiu o secretário-adjunto da Pessoa com Deficiência, Rubens da Silva.

A atividade teve como público alvo estudantes, conselheiros e representantes de entidades.

Os palestrantes foram a coordenadora Estadual de Políticas para as Mulheres, Prof.ª Drª. Ângela Maria dos Santos; o promotor de Justiça titular da 25ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania e Coordenador do Centro de Apoio Operacional de Direitos Humanos, Henrique Schneider Neto, membro do Ministério Público do Estado de Mato Grosso e da professora na Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT e Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre Relações Raciais e Educação-NEPRE, Cândida Soares da Costa.


Curta Nossa Página no Facebook:





Comentários: ( 0 ) cadastrados.

Faça o comentário para a noticia: Efetivação de políticas públicas é tema de 1º encontro virtual promovido pela Assistência Social

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade do autor.
As mensagens com conteúdo abusivo poderão ser vetados da publicação.


COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA COM SEUS AMIGOS




Mato Grosso em Destaque | Portal de Notícias de Mato Grosso - Todos os direitos reservados.

Facebook Mato Grosso em Destaque    Instagram Mato Grosso em Destaque    Canal no Youtube do Portal Mato Grosso em Destaque    WhatsApp Mato Grosso em Destaque

E-Mail: reportagem@matogrossoemdestaque.com.br


Política de Privacidade | Termos de Uso