Domingo, 05 de Dezembro de 2021 - 02:27:36    Oferecimento Mato Grosso em Destaque
Facebook Mato Grosso em Destaque Instagram Mato Grosso em Destaque Canal no Youtube do Portal Mato Grosso em Destaque WhatsApp Mato Grosso em Destaque
Mato Grosso em Destaque


Data: 11/03/2021 - 11:11 - Por: Prefeitura de Cuiabá

Saiba como funcionarão as UPAs e Policlínicas com novo fluxo para conter avanço do coronavírus

UPA e Policlínica do Verdão e UPA Pascoal Ramos ficarão responsáveis pelo atendimento a casos notificados de covid-19. D


Visando combater o avanço do novo coronavírus neste período de pico da pandemia de covid-19, a Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ampliou a rede de assistência à saúde, tanto na Atenção Secundária, com a abertura de mais 69 leitos de enfermaria distribuídas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Verdão e do Pascoal Ramos e na Policlínica do Verdão, quanto na Atenção Terciária, com a abertura de mais 20 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e 40 leitos de enfermaria no Hospital São Benedito, que passa a ser exclusiva para casos de covid-19. Com isso, houve uma adequação no fluxo de atendimento das unidades de Atenção Secundária (UPAs e Policlínicas), conforme anunciado pelo prefeito Emanuel Pinheiro, na terça-feira (9), durante coletiva de imprensa. 

A partir de agora, as unidades de atenção secundária serão divididas da seguinte forma:

Atendimento geral: Policlínicas do Planalto, Pedra 90 e Coxipó e a UPA Morada do Ouro, que concentrarão os atendimentos a pacientes sem suspeita de covid-19. 

Unidades referência para covid-19: Complexo Verdão (UPA e Policlínica) e UPA Pascoal Ramos, que ficarão responsáveis pelo atendimento a casos notificados de covid-19. Importante destacar que a UPA Verdão segue com atendimento a porta fechada, ou seja, recebendo apeas pacientes transferidos de outras unidades e a Policlínica do Verdão e a UPA Pascoal Ramos seguirão com atendimento de porta aberta à população.

O secretário-adjunto de Atenção Secundária, Paulo Felipe Cardoso Costa, explica que o objetivo é evitar ao máximo que pacientes com sintomas de covid-19 fiquem misturados com pacientes sem esse tipo de suspeita, evitando assim o risco de contágio pelo novo coronavírus que, conforme o Informe Epidemiológico nº 09/2021, está em 0,97, o que significa que 100 pessoas contaminadas podem contaminar outras 97. 

“Basicamente, atenção primária vai ser a porta de entrada conforme diz a lei 8.080 e todos os protocolos do Ministério da Saúde. Os casos moderados a grave vão entrar na secundária, via policlínicas e UPAS. SE tiver que internar o paciente, vai transferir para os principais hospitais referência – São Benedito e o antigo Pronto Socorro de Cuiabá. Esse é o fluxo básico. O que é importante? Não podemos cruzar pacientes que não são diagnosticados com covid com aqueles que são covid. Senão a gente vai contaminar tudo e não vai conseguir vencer essa pandemia. Nós montamos o fluxo, conseguimos ampliar mais uma vez na história em Cuiabá”, afirma o adjunto. 

Nas unidades de referência para covid-19, o atendimento das equipes deverá seguir o seguinte fluxo:

- O paciente passará pela triagem com enfermeiro.

- Em caso de sintomas leves de covid-19, será atendido pelo médico e referenciado para que uma unidade básica de saúde faça o monitoramento.

- Os casos que não sejam de suspeita de covid-19, sejam encaminhados para as demais unidades de atendimento geral.

- Em caso de sintomas moderados a graves de covid-19, seguirá o atendimento na própria unidade.


Curta Nossa Página no Facebook:





Comentários: ( 0 ) cadastrados.

Faça o comentário para a noticia: Saiba como funcionarão as UPAs e Policlínicas com novo fluxo para conter avanço do coronavírus

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade do autor.
As mensagens com conteúdo abusivo poderão ser vetados da publicação.


COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA COM SEUS AMIGOS




Mato Grosso em Destaque | Portal de Notícias de Mato Grosso - Todos os direitos reservados.

Facebook Mato Grosso em Destaque    Instagram Mato Grosso em Destaque    Canal no Youtube do Portal Mato Grosso em Destaque    WhatsApp Mato Grosso em Destaque

E-Mail: reportagem@matogrossoemdestaque.com.br


Política de Privacidade | Termos de Uso