Terça-Feira, 07 de Dezembro de 2021 - 08:33:31    Oferecimento Mato Grosso em Destaque
Facebook Mato Grosso em Destaque Instagram Mato Grosso em Destaque Canal no Youtube do Portal Mato Grosso em Destaque WhatsApp Mato Grosso em Destaque
Mato Grosso em Destaque


Data: 07/03/2021 - 16:13 - Por: MidiaNews

Veja as dúvidas mais frequentes sobre a vacinação em Cuiabá


A campanha de vacinação contra o coronavírus foi retomada na última terça-feira (02), com a segunda dose para trabalhadores da saúde.

 

Na quinta (04) começou a vacinação de idosos de 80 a 84 anos. Com o retorno da vacinação, algumas dúvidas surgiram entre a população.

 

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Valéria de Oliveira respondeu às perguntas:

 

- Faltei no dia do agendamento para ser vacinado. Como proceder para receber a vacina agora?

 

Valéria: Você precisa mandar um email para cadastrocba.covid@gmail.com e pedir para excluir o agendamento. Quando receber a resposta da exclusão, você deve fazer um novo agendamento.

 

- Quando será aberta a vacinação para outros grupos?

 

Valéria: Não temos essa previsão, pois dependemos da chegada de novas doses e não temos o cronograma desses recebimentos.

 

- Não consegui realizar o agendamento para vacinação de idoso no site da Prefeitura porque deu erro. O que eu faço?

 

Valéria: Quando a pessoa faz o agendamento e dá erro, ela deve mandar um email para cadastrocba.covid@gmail.com e solicitar o cancelamento do cadastro. Após receber a resposta, a pessoa deve fazer de novo. Quando a pessoa faz o cadastro, mas não consegue abrir o campo “agendar sua triagem”, é porque a agenda do dia já está lotada. Neste caso é necessário fazer o agendamento no dia seguinte. Um dos erros mais comuns que tem acontecido é no campo “Grupo de risco”, pois muita gente faz o agendamento e não seleciona o grupo certo: trabalhadores da saúde ou idosos a partir de 80 anos. É preciso selecionar o grupo de risco para o cadastro ser finalizado corretamente.

 

- Quando será a segunda dose dos idosos a partir de 85 anos?

 

Valéria: Os idosos de 85 anos a mais começarão a ser vacinados com a segunda dose a partir do dia 11/03. O agendamento será aberto no dia anterior.

 

- Sou profissional da saúde e ainda não fui vacinado. Não consigo fazer o agendamento. Por quê?

 

Valéria: Neste momento estamos realizando a vacinação dos idosos a partir de 80 anos e da segunda dose dos trabalhadores da saúde. Na segunda-feira (08) retornaremos com a vacinação de primeira dose dos trabalhadores da saúde que ainda não foram imunizados. O agendamento será aberto neste sábado (09).

 

- Quem não tem acesso à internet ou não sabe agendar pelo site, como pode fazer o agendamento para ser vacinado?

 

Valéria: Estas pessoas podem ir ao posto de saúde mãos próximo de sua casa e pedir para fazerem o agendamento. 

 

- Fui vacinada com a AstraZeneca e quero agendar a segunda dose. Como devo proceder?

 

Valéria: A segunda dose da AstraZeneca só deve ser tomada 90 dias após a primeira. Quando chegar perto da data escrita a lápis no cartão de vacinação, você deve ficar atento para fazer o agendamento pelo site da Prefeitura.

 

- Tenho um parente com mais de 80 anos que teve COVID-19 recentemente. Ele pode ser vacinado?

 

Valéria: Segundo as recomendações do Plano Nacional de Imunização, pessoas que tiveram COVID-19 e que estiveram internadas só devem ser vacinadas após 30 dias da alta médica. E aqueles que tiveram COVID, mas que não precisaram ser internadas só devem ser vacinadas após 30 dias do início dos sintomas.

 

- Como os idosos acamados serão vacinados?

 

Valéria: Um parente ou conhecido do idoso acamado deve procurar o posto de saúde mais próximo de sua casa para fazer o cadastramento do idoso. Uma equipe móvel da Secretaria Municipal de Saúde vai agendar a vacinação desse idoso e irá até a casa dele para fazer a imunização.

 

- Haverá vacinas suficientes para o grupo de idosos acima de 80 anos e profissionais de saúde?

 

Valéria: Dependemos do envio de vacinas por parte do Ministério da Saúde para a imunização dos grupos prioritários. A previsão é que tenha vacina para todas as pessoas dos grupos contemplados, mas elas estão chegando em pequenas remessas.

 

- Fiquei o dia inteiro tentando agendar, mas não consegui. Tem um horário específico para abertura da agenda?

 

Valéria: A agenda é aberta diariamente a partir das 13h. 

 

- Por que Cuiabá não tem vacinação drive thru?

 

Valéria: Cuiabá está seguindo rigorosamente o Plano Nacional de Imunização, que recomenda que as pessoas imunizadas devam ser observadas por 30 minutos no local após a administração da vacina. Esta recomendação está na bula das vacinas.


Curta Nossa Página no Facebook:





Comentários: ( 0 ) cadastrados.

Faça o comentário para a noticia: Veja as dúvidas mais frequentes sobre a vacinação em Cuiabá

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade do autor.
As mensagens com conteúdo abusivo poderão ser vetados da publicação.


COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA COM SEUS AMIGOS




Mato Grosso em Destaque | Portal de Notícias de Mato Grosso - Todos os direitos reservados.

Facebook Mato Grosso em Destaque    Instagram Mato Grosso em Destaque    Canal no Youtube do Portal Mato Grosso em Destaque    WhatsApp Mato Grosso em Destaque

E-Mail: reportagem@matogrossoemdestaque.com.br


Política de Privacidade | Termos de Uso