Domingo, 05 de Dezembro de 2021 - 01:42:25    Oferecimento Mato Grosso em Destaque
Facebook Mato Grosso em Destaque Instagram Mato Grosso em Destaque Canal no Youtube do Portal Mato Grosso em Destaque WhatsApp Mato Grosso em Destaque
Mato Grosso em Destaque


Data: 07/03/2021 - 08:30 - Por: Hiper Notícias

Janaína defende comércio, mas diz que atividades escolares podem ser reavaliadas


A deputada estadual Janaína Riva (MDB) afirmou que o parlamento pode rever a situação da volta às aulas no Estado. A preocupação é com os leitos de UTI infantil lotados devido ao avanço da pandemia. Segundo a deputada, um estudo já foi solicitado à Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) para a avaliação do impacto das atividades escolares presenciais.

Por outro lado, Janaína defendeu a flexibilização de segmentos econômicos no momento em que todo o país volta a adotar medidas restritivas mais severas para o combate à Covid-19. 

"Eu sinceramente acredito que não é o comércio, os restaurantes, os mercados que estão aumentando o número de infectados. São as aglomerações clandestinas que estão acontecendo principalmente na casa das pessoas, encontros que estão acontecendo dentro dos bares de Cuiabá, é isso que a gente tem que coibir. Não acho que sejam os segmentos econômicos que aumentem o caso de contaminados", avaliou a parlamentar. 

Janaína é uma crítica do decreto do governo estadual, impositivo a todos os municípios de Mato Grosso, que limitou o funcionamento do comércio até as 19h de segundas às sextas. Segundo ela, a restrição de alguns segmentos pode gerar insegurança e aglomerações. 

"Vou falar em relação aos supermercados, a gente viu a superlotação. Então por que não deixar os supermercados, assim como outras atividades essenciais funcionando 24 horas? Isso traz mais segurança para a população, evita aglomerações. Tem algumas flexibilidades que, na minha opinião, a tendência é reduzir as aglomerações", defendeu.

Para a deputada, os restaurantes, que recentemente tiveram o horário flexibilizado aos sábados, também entram na lista de atividades que podem trazer "benefícios" se forem liberados. 

Aulas

A mesma simetria, contudo não vale para as aulas. A deputada Janaína Riva afirma que houve um equívoco no momento em que as atividades escolares presenciais foram liberadas para retorno. De acordo com a parlamentar, os alunos deveriam ter voltado às salas de aula ainda em 2020, quando havia maior disponibilidade de leitos de UTI. 

"Para mim o momento de ter reaberto as escolas era ainda no ano passado, a gente estava em um momento tranquilo de disponibilidade de leitos e essa posição das escolas pode ser revista se a situação continuar se agravando", disse. 

 Janaína declarou ainda que a Comissão de Saúde irá fazendo uma nova análise e há a possibilidade de mudança na postura da Assembleia Legislativa em relação às atividades escolares. 

"A gente vai fazer uma análise agora, já solicitei à Comissão de Saúde, para gente fazer uma análise onde já estão funcionando as escolas para ver se isso impactou no número de internações de crianças com Covid e fazer uma nova avaliação em relação à postura da Assembleia. Como mãe, a gente fica muito insegura sabendo que não tem leitos", completou.

Estado crítico

Mato Grosso entrou, no último sábado (6), para a lista das unidades da federação com o sistema de saúde colapsado. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) a taxa de ocupação nos leitos de UTI para a Covid-19 era de 99,58% neste dia. 

Conforme mapa elaborado pela Fiocruz, no dia 1º de março, a situação já era crítica no Estado. O mesmo valia para o Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. 


Curta Nossa Página no Facebook:





Comentários: ( 0 ) cadastrados.

Faça o comentário para a noticia: Janaína defende comércio, mas diz que atividades escolares podem ser reavaliadas

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade do autor.
As mensagens com conteúdo abusivo poderão ser vetados da publicação.


COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA COM SEUS AMIGOS




Mato Grosso em Destaque | Portal de Notícias de Mato Grosso - Todos os direitos reservados.

Facebook Mato Grosso em Destaque    Instagram Mato Grosso em Destaque    Canal no Youtube do Portal Mato Grosso em Destaque    WhatsApp Mato Grosso em Destaque

E-Mail: reportagem@matogrossoemdestaque.com.br


Política de Privacidade | Termos de Uso